Meu carro foi atingido pela enchente. É perda total?

Nas últimas semanas, milhares de pessoas tiveram seus carros atingidos por enchentes, inundações e deslizamentos no Rio Grande do Sul, ficando a seguinte questão: se meu carro foi atingido pela enchente é perda total.

A maioria dos seguros de automóveis inclui a cobertura para inundações e alagamentos, a chamada cobertura em desastres naturais. Porém, há exceções em que o segurado pode perder esse direito. Daí é importante entender se meu carro foi atingido pela enchente é perda total.

O que é enchente?

Primeiramente, antes de descobrir se o seguro cobre ou não tal desastre natural, é importante saber que há muita confusão entre os termos enchente, inundação e alagamento, mas eles não significam a mesma coisa. No nosso caso, enchentes acontecem quando os rios chegam ao limite, pouco antes de transbordar.

Assim, a principal causa das enchentes é a combinação de fortes chuvas com a drenagem comprometida da água, causada pelos mais diversos fatores. Essa situação pode durar por alguns dias, semanas ou meses, mesmo após a chuva ter passado. Mas, afinal, meu carro foi atingido pela enchente é perda total?

Meu seguro cobre danos por enchentes?

Do mesmo modo, para saber se o seguro cobre o seu veículo contra enchentes e inundações, será necessário consultar a sua apólice para conferir se o plano contratado presta assistência contra estes eventos. Em muitos casos, essa cobertura é oferecida já no plano mais básico.

Meu carro foi atingido pela enchente é perda total?

Segundo as seguradoras, não necessariamente, uma vez que nem todo dano por alagamento determina que o estado do veículo é irreversível.

Portanto, o seguro cobrirá os danos causados pela enchente quando houver a constatação de que não era possível evitar a situação, como no caso de um alagamento no momento em que um carro estava estacionado no local.

Então, segundo especialistas, um carro que passou por enchentes pode ser reparado, dependendo do nível de dano no veículo. Se os custos de reparo forem inferiores a 75% do valor do carro (Tabela Fipe), o carro será reparado. Por outro lado, se a avaliação constatar que os danos totalizam mais de 75% do valor da Fipe, a seguradora entenderá que houve perda total do veículo e indenizará o motorista com o valor integral.

E a inundação, o seguro cobre?

As inundações resultam do transbordamento de rios e mares e podem acontecer de forma muito rápida, causar enxurradas e alcançar vários metros de altura. 

Além disso, por ser um fenômeno comum em nosso país, todos os seguros de cobertura ampla ou compreensiva indenizam danos causados pela natureza, como as inundações, quedas de árvores, chuvas de granizo etc.

Assim, diante de uma inundação, independentemente da quantidade de água que atingiu o veículo, o segurado deve entrar em contato com a seguradora para acionar o sinistro. Na impossibilidade de transitar, a seguradora enviará o guincho para a remoção do veículo até uma oficina credenciada para vistoria e reparos rápidos. Em caso de dúvida, procure um advogado especialista! Lei ainda: Não posso ir ao trabalho por causa da enchente. O que fazer? Atestado gratuito.

Um abraço e boa reflexão.

E aí, curtiu? Recomende e compartilhe!

Dúvidas?

Sugestões?

Deixe o seu comentário!

Marcos Dockhorn
Marcos Dockhorn
Advogado e Sócio-Diretor da Dockhorn & Tamagnone Advogados, com mais de 25 anos de experiência na advocacia trabalhista. Especialista em Direito Processual Civil e Direito Comercial. Mestre em Letras. Professor universitário de graduação e pós-graduação.
Consulte um especialista! A Dockhorn & Tamangnone esta pronta para lhe atender!
Gostou desse artigo? Envie suas dúvidas e sugestões através dos comentários abaixo.
Curta nossa fanpage e acompanhe as novidades.